Gestão Financeira – Onde Está o Dinheiro do Meu Lucro?
Você já teve a impressão de que, por mais que você se esforce e dê tudo de si, sua empresa gera muito dinheiro, seu ticket médio é alto, mas o dinheiro dos lucros nunca aparece?
Isso, pode parecer o cerne do problema, mas, infelizmente, está longe de ser!
Na realidade, esses aspectos que indicam, são apenas os sintomas de uma doença que atinge muitas empresas, é um câncer, que se não for tratado logo, vai entrar em processo de metástase e se fixar para sempre em seus negócios!
Índice
[Estamos falando aqui da má gestão financeira!]
Eu sei que essa situação parece ser desesperadora, mas é possível “cortar esse mal pela raiz” de maneira simples e sem muitos processos burocráticos! Quer entender como você pode fazer acabar com os problemas da sua gestão financeira?
Então dá uma olhadinha nas dicas que preparamos para você!
Controle o seu Fluxo de Caixa
Imagino que você já saiba muito bem a importância de manter uma gestão assertiva e acompanhamento constante do seu fluxo de caixa, mas numa boa estratégia de gestão financeira é preciso manter a atenção para todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na sua empresa!
Sendo assim, tenha em mente que você precisa controlar tanto o dinheiro que já entrou quanto o dinheiro que devem a você, bem como o dinheiro que já saiu e o que você ainda deve. Isso permite a você, empreendedor, manter um diagnóstico claro da atual situação da sua empresa, mas proporciona também, a possibilidade de criar estratégias a curto, médio e longo prazo tendo como base o valor em caixa.
Em hipótese alguma você deve misturar as finanças da sua empresa e as pessoais!
Manter o controle das contas pode ser um pouco complicado, ainda mais para empresa pequenas que ainda não têm o auxílio de um contador especialista para auxiliar. No entanto, é preciso frisar o fato de que suas contas pessoais e familiares não tem nada a ver com as da empresa.
Sendo assim, mantenha contas bancárias separadas e em hipótese alguma pague suas dívidas utilizando o dinheiro que está no caixa da empresa. Isso pode gerar prejuízos enormes, sem contar o fato de fazer uma tremenda bagunça para quem fará a gestão do seu negócio, dificultando o acompanhamento e alinhamento apenas das obrigações empresariais.
Utilize a tecnologia a seu favor!
É inegável que a tecnologia vem evoluindo cada dia mais, sendo assim, você, empreendedor, deverá evoluir lado a lado com ela.
Isso significa que você deve automatizar todos os processos que puder e em todos os setores do seu negócio. Isso permitirá uma menor taxa de erros, bem como um acompanhamento claro e uma visão geral da situação na qual a sua empresa se encontra.
Você não deverá deixar de lado a utilização de softwares de controle financeiro, visto que o alinhamento de informações é facilitado e a obtenção de dados é clara e decisiva.
Tenha o apoio de uma contabilidade especializada no seu setor de atuação!
Ter o apoio de uma equipe contábil especializada na sua área de atuação permite uma melhor visão das possibilidades, já que o contador conhecerá não apenas toda a tributação e questões financeiras do seu negócio, mas também as técnicas específicas capazes de diminuir a sua carga tributária e melhorar em muito a sua situação financeira.
E então, o que achou das informações?
Caso precise de auxílio para melhorar a gestão financeira da sua empresa, entre em contato conosco!
Será um grande prazer colocar a sua empresa no caminho do sucesso!
Fonte: Abrir Empresa Simples